domingo, 5 de março de 2017

Pesquisa de Ciências : O consumo de Drogas entre Jovens e Adultos


Antes de Responder a Pesquisa de Ciências acessando o link abaixo ,assista o Curta Metragem "O Revés" do diretor Fáuston da Silva, nele veremos que há momentos nas nossas vidas em que simples decisões - um abraço, um sim ou um não - podem representar luz ou noite, continuidade ou revés na nossa história de vida.


https://docs.google.com/forms/d/1g7RgtZ_xDBmXXkZXvDMlIjH1-OEYOXn_Z5fqZ_YoJvk/edit?usp=sharing

JÁ TEMOS O RESULTADO DA PESQUISA


* acima de 60 anos ( 1,3% 1 pessoa)




*cor verde- raramente (5,4% 4 pessoas)

* cor vermelha- todo final de semana (2,6% 2 pessoas)
*cor laranja- somente quando estou com os amigos (2,6% 2 pessoas)
* cor verde- raramente (2,6% 2 pessoas)

* azul - todos os dias (2,6% 2 pessoas)
cor vermelha- todo final de semana (1,3% 1 pessoa)

*cor verde- raramente (5,2% 4 pessoas)
cor laranja - só quando vou em uma balada (5,2% 4 pessoas)
cor vermelha- todo final de semana (1,3% 1 pessoa)


* cor verde- não consumo mais (2,6% 2 pessoas)
cor vermelha- todo final de semana (1,3% 1 pessoa)


SAIBA ONDE BUSCAR AJUDA :

NA – Narcóticos anônimos

NA é uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países. O objetivo deste grupo é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. As reuniões são gratuitas.
A afiliação à Narcóticos Anônimos é aberta a qualquer adicto a drogas, independente do tipo ou combinação de drogas usadas.  A afiliação à Narcóticos Anônimos é inteiramente voluntária. Não existem arquivos sobre a frequência e nem listas de membros seja para uso interno de NA ou para qualquer outro uso. Os membros frequentam as reuniões quando lhes convém.
A base do programa de recuperação de Narcóticos Anônimos é uma série de atividades pessoais conhecida como Doze Passos, adaptados de Alcoólicos Anônimos. Estes “passos” incluem a admissão de que existe um problema, a busca de ajuda, auto-avaliação, partilha em nível confidencial, reparar danos causados e trabalhar com outros adictos a drogas que queiram se recuperar.

Vivavoz

A família pode colaborar tanto do surgimento do abuso de drogas quanto como instituição protetora para a saúde de seus membros.
O VIVAVOZ é um serviço de call center totalmente gratuito e aberto à comunidade, especializado em oferecer orientações e informações científicas sobre a prevenção do uso indevido de drogas.
Falar sobre drogas não é uma tarefa fácil, mas pode ser a principal atitude para não se envolver com elas. Esta é uma das razões para a criação do VIVAVOZ. Enfim, uma boa conversa pode ser um bom começo!
Telefone: 0800-510-0015

AA – Alcoólicos anônimos

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
Site: www.alcoolicosanonimos.org.br
Localize a reunião mais próxima de você, separadas por Estado e cidade
Plantão 24 horas: (11) 3315-9333
Av. Senador Queiroz, 101, 2º Andar – Cj 205 – São Paulo – Tel.: 11 3229 3611

Nar-Non

Este serviço é voltado para as famílias dos dependentes de drogas. Só quem tem um familiar adicto sabe a dificuldade que é lidar com este problema. E a falta de informações às vezes faz com que a família atrapalhe ainda mais a situação. O Nar-Non atua como suporte ajudando na compreensão do problema da droga e propondo soluções, através dos seguintes passos:
  • Aprender que a dependência química (adicção) é uma doença
  • Compartilhar as dificuldades
  • Substituir o desespero pela esperança
  • Melhorar o relacionamento familiar
  • Readquirir auto-confiança
As reuniões acontecem entre pessoas que passam por problemas similares, sempre no anonimato.



Fonte:http://www.quedroga.com.br/perguntas-frequentes/onde-procurar-ajuda

quinta-feira, 2 de março de 2017

Os riscos à saúde gerados pelo uso de narguilé


Super Size Me - uma dieta de 30 dias comendo exclusivamente alimentos do McDonald's.



Super Size Me é um documentário estadunidense de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente dos Estados Unidos da América.
No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's.
O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.
Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald's três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 6,26 Big Macs) por dia durante o experimento.
Antes do início deste experimento, Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudável e magro, e media 188 cm de altura com um peso de 84,1 kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11,1 kg, uns 13% de aumento da massa corporal deixando seu índice de massa corporal em 23,2 (dentro da faixa "saudável" 19-25) a 27 ("sobrepeso").
Também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual, e dano ao fígado. Spurlock precisou quatorze meses para perder o peso que havia ganhado.
O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todo os Estados Unidos da América, que o diretor do serviço público de saúde dos Estados Unidos da América tinha declarado como "epidemia", e a correspondente demanda judicial contra o McDonald's em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram em obesas como resultado de comer alimentos do McDonald's.
Spurlock disse que apesar do processo contra McDonald's ter falhado, grande parte da mesma crítica contra as companhias de tabaco se aplica as franquias de comida rápida. Embora se podia argumentar que a comida rápida, ainda seja psicologicamente viciante,1 2 não é tão viciante como nicotina.
O filme foca o Mc Donald's como um dos representantes da indústria alimentar estadunidense, que criou tamanhos exagerados de porções e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável.
O documentário foi nomeado para um Oscar na categoria de melhor documentário longa.

"Obesidade, a maior epidemia infantil da história."


Os pais acham que estão mantendo os filhos seguros ao se certificar que não há traficantes em volta da escola ou que a criança não conversa com estranhos. Acontece que há um outro vilão, muitas vezes mascarado, que vem tomando as vidas das crianças bem de frente aos olhos dos pais. É a indústria alimentícia. Ela foca suas estratégias maléficas nas crianças porque, uma vez que as conquista, a pessoa adquiri maus hábitos para a vida toda e se torna refém dela. Esse tema absolutamente assustador é o assunto principal tratado no documentário Muito Além do Peso, da diretora Estela Renner (a mesma que denunciou a publicidade infantil no documentário Criança, a alma do negócio).

Informações sobre o Lança-Perfume: conhecer para escolher.


O lança-perfume foi industrializado na Argentina e importado para o Brasil do início até meados do século XX . Ele aparece no carnaval de 1906 no Rio de Janeiro, tornando-se popular como símbolo do carnaval. Originalmente era embalado em frascos dourados e utilizado até como uma brincadeira inocente e comum nos bailes do carnaval brasileiro, onde esguichava-se o produto entre os foliões causando uma sensação refrescante agradável e perfumada, porém aos poucos passou a ser inalado como uma droga que segundo algumas pesquisas não causa dependência física, mas poderá causar dependência psicológica, danos cerebrais e outros riscos à saúde.
Como ele age?
Os solventes basicamente agem no cérebro a nível de sistema nervoso central, daí o fato da droga destruir neurônios, os quais não se recompõem, ela ainda pode provocar uma taquicardia, ou seja uma aceleração do coração, aumentando a freqüência cardíaca para até 180 batimentos por minuto, ocasionando desmaios ou em casos mais graves até a morte.
Efeitos
Dependerão muito da concentração, da sensibilidade pessoal, da quantidade de droga consumida, de qual substância existe realmente em cada frasco, pois como a droga é ilegal não se sabe ao certo a sua procedência e o que o frasco contém, mas de um modo geral o início dos efeitos após a aspiração costuma ser rápido de 5 à 10 segundos e durando em média de 15 à 40 minutos, fazendo com que o usuário repita várias vezes a inalação.
Todo esse processo poderá causar desde um pequeno zumbido no ouvido até fortes alucinações.
A seguir podemos conferir alguns deles:
1) Ilusões ou falsas percepções
2) Sonolência e pensamento confuso
3) Irritação nos olhos e sensibilidade à luz
4) Euforia e excitação
5) Diplopia (visão dupla) e nistagmo (movimento dos olhos)
6) Formigamento da face, das mãos e dos pés
7) Forte barulho no ouvido, semelhante ao tom de uma linha telefônica o qual pode agravar-se com o uso contínuo da droga, passando para um barulho mais intenso como de um helicóptero ou uma ambulância.
8) O tato pode ser alterado levando à uma sensação de estar voando, com conseqüente risco de quedas em maior ou menor grau de gravidade.
9 ) Desmaios e perda da consciência, pensamentos confusos.
10) Se inalado em grandes quantidades o indivíduo poderá ter alucinações, perdendo inclusive os sentidos, tendo sonhos que poderão levá-lo à quedas, e danos à sua integridade física.
11) Vontade de rir, sensação de felicidade, e desinibição
12) Retardo psicomotor e tremor
Intoxicação
Os efeitos da droga habitualmente são de curta duração, porém dependendo da quantidade inalada ou da freqüência de inalações o quadro poderá agravar-se partindo para uma intoxicação que poderá ser caracterizada por expectoração de placas de sangue,convulsões, estupor e coma.
O after-day
Após o efeito da droga, dependendo das condições físicas do usuário, da quantidade inalada, e de fatores já citados anteriormente, o mesmo estará sujeito a alguns outros efeitos nada agradáveis em nenhum aspecto, confira:
1) Depressão, dores de cabeça, náuseas e mal-estar
2) Algumas horas depois podem surgir dores de estômago e uma sensação de ressaca.
3) Misturado à bebidas alcoólicas pode causar coma profundo.
4)Ansiedade e violência podem ocorrer.
5)Eventualmente podem ocorrer depressão respiratória e arritmia cardíaca, com risco de morte súbita.
Medidas contra os efeitos
Em alguns casos o paciente poderá desenvolver uma ansiedade descontrolada e mesmo a violência, necessitando de providências medicamentosas através de benzodiazepínicos ou antipsicóticos.
Arritmias cardíacas e depressão respiratória, com risco de morte súbita também podem ocorrer. Nesses casos as medidas são de suporte, controlando-se as patologias apresentadas.
Na presença de coma, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva.

Fontes
Cirurgia de Urgência - Vol. II - 2ª Ed. - 1994
AINSWORTH, M. and OVER, M. Confronting AIDS: Public priorities in a global epidemic. Oxford University Press, Oct. 1997. 353 p.
in: http://www.infoescola.com/drogas/lanca-perfume/

Informações sobre o Tabagismo - Conhecer para previnir




Os vídeos acima mostram qual o caminho percorrido pela fumaça do cigarro no organismo, quais os malefícios e as possíveis consequências desse vício e, mais importante, quais são os benefícios que refletem em uma melhor qualidade de vida quando se para de fumar.